Um jogo de espelhos

Uso de espelhinhos para criar pontos de luz

(Artigo de junho 1992 publicado na maior revista italiana de fotografia profissional, Progresso Fotografico Immagine Progresso Fotografico)

Visualiza as fotos AQUI

A técnica de desviar a luz (geralmente solar) com um ou mais espelhos para contra-iluminar o sujeito da filmagem certamente não é nova, e muitas vezes cria imagens de forte impacto porque é a mesma luz do sol que ilumina em diferentes direções, talvez com áreas de maior brilho. Da mesma forma, uma superfície especular pode ser usada como um papelão branco normal para clarear áreas de sombra em uma natureza morta. Partindo destas premissas, o fotógrafo Roberto Brusacà desenvolveu um sistema de iluminação que envolve o uso de muitos pequenos espelhos; o resultado é uma luz de efeito especial e vemos isso exemplificado nas imagens desta série, criadas para a impressão da campanha do gel de limpeza facial Neutro Roberts.

A agência Talent criou seis layouts diferentes que veem o produto ao lado de objetos do dia-a-dia ou que lembram sentimentos de frescor e limpeza, pedindo ao fotógrafo para criar uma luz capaz de reproduzir essas sensações. Esclarecemos imediatamente, para evitar desentendimentos, que estas suaves manchas de luz não são obtidas graças a feitiçarias particulares, mas com muita paciência, junta, é claro, com o conhecimento das técnicas de iluminação da natureza-morta.

Nas fotos que levamos em consideração, os espelhos foram usados ​​sobretudo para a iluminação de clareamento e de efeito, enquanto a luz principal vem essencialmente de dois spot (iluminadores com um raio de luz direto e concentrado, muito restrito e focado) voltados diretamente para os objetos protagonistas. Na natureza morta, normalmente são usadas luzes refletidas ou difusas para controlar melhor os reflexos e evitar os antiestéticos pontos de luz muito fortes; querendo, em vez disso, usar a luz de maneira direta, esses problemas aumentam dramaticamente, e precisamos ser particularmente cuidadosos para evitá-los. Neste caso, a luz direta foi usada graças, acima de tudo, à posição de tiro zenithal, que permitiu uma iluminação primária rasante ao sujeito. Houve alguma dificuldade com os objetos de metal refletivos, porque eles não são compatíveis com a iluminação direta; os problemas foram superados com um mascaramento muito cuidadoso para limitar os pontos de luz refletidos ao máximo, tornando-os agradáveis ​​pelo efeito “flou”. Sendo sets particularmente complexos, evitaremos uma descrição precisa de cada elemento para não confundir as ideias e destacar apenas a luz básica, referindo-se à visão da imagem final para referências aos efeitos de iluminação.

Os sujeitos foram posicionados na mesa de cabeça para baixo, a fim de ver corretamente no vidro fosco da maquina fotográfica; a posição dos pontos de luz a que nos referimos é, portanto, relativa à embalagem do produto com a tampa voltada para cima. A luz principal vem do canto superior esquerdo, um spot de 1000W com gelatina de densidade neutra (ND) para reduzir levemente o brilho: ilumina borda e tampa da embalagem e a borda dobrada da revista Venerdì. Um espelho no lado oposto contra-ilumina o semanal. O outro ponto de luz é um spot de 650W que, apropriadamente mascarado e delimitado com cartões pretos colocados perto da embalagem, ilumina o lado interno e a tampa, sem invadir outras partes do set. Ambas as fontes de luz foram localmente mascaradas para reduzir o nível de luz em pequenos pontos do set: por exemplo, a legibilidade entre o final da embalagem e o papel, ambos brancos, foi obtida tirando um pouco de luz da borda; portanto, o fotógrafo posicionou um vidro na posição vertical entre o feixe de luz e o objeto, depois pintou pontos pretos na área onde a iluminação deve ser reduzida. O efeito desejado é assim alcançado, mas o artifício não é evidente porque a mancha é projetada de forma muito desfocada e a abundância de luz em torno dela apaga os contornos.

O mesmo efeito pode ser obtido inserindo pedaços de gelatina ND, adequadamente moldados, no raio de luz na distância necessária do sujeito; assim o fotógrafo baixou o nível de iluminação no lado interno da embalagem, iluminado pelo spot 650W, também gelatinado com ND. Essa iluminação, referente a imagem da revista Venerdì di Repubblica, é comum a todas as imagens; algumas solicitaram a adição de luzes adicionais, como no caso do ventilador cujas lâminas foram iluminadas por painéis de isopor que refletiam a luz propositadamente projetada sobre eles.

É claro que, para cada foto, a disposição dos pequenos espelhos que tinham a função de criar as manchas de luz variava. Eles foram organizados em dois aglomerados e as referências são mostradas na foto para entender melhor o efeito criado. Usando uma ferramenta para montagem eletrônica, chamada de terceira mão, consistindo de uma barra em cujas extremidades há duas pinças de metal articuladas, Brusacà colocou muitos fragmentos de espelho que refletiam sobre os sujeitos a luz filtrada de azul de uma lâmpada de halogênio flood (iluminador com um raio de luz direta de ângulo muito amplo) de 800W.

Embora seja principalmente esse efeito que nos intrigou e induziu a redação do artigo, não é possível, nem útil, descrever o resultado criado por cada espelho individual; estes são efeitos especiais que respondem a escolhas estéticas e não técnicas, mesmo quando foram usados ​​para clarear áreas de sombra. Falando de espelhos usados ​​para clarear, deve notar-se que toda a área da marca na embalagem é uniformemente iluminada por um espelho posicionado perto da câmara; da mesma forma foi iluminado o mostrador do despertador e, nesse caso, o espelho foi delimitado com papelão preto para não iluminar áreas indesejadas. De fato a paciência meticulosa necessária para posicionar e ajustar milimetricamente os espelhos, deve ser adicionado um suplemento (de paciência) para mascara-los com papelão ou fita adesiva para direcionar a luz com precisão. Uma dica calorosa para todos aqueles que querem experimentar este jogo de espelhos: começar o trabalho só depois de participar a um curso de Yoga!!

Giuliano Luzzatto

 

I) Dados técnicos:

Câmera: Cambo 4×5″
Lente: Fujinon 240 mm
Filme: Polachrome 64T
Iluminação: luz contínua para 1450W / 3850W de acordo com os sujeitos
Fotografia tirada no estúdio do fotógrafo em Milão

 

II) Para a realização desta imagem colaboraram:

Cliente: Manetti & Roberts
Produto: Gel de limpeza facial Neutro Roberts
Agência: Talent
Diretor criativo de arte: Nando Spinelli
Copywriter: Antonella Meoli
Fotógrafo: Roberto Brusacà

 

Legendas

1) A campanha consiste em imagens com múltiplos sujeitos ligados não apenas à vida cotidiana ou ao frescor, mas também à pureza, ao objeto de uso pessoal ou ao desejo de um doce despertar.

2) Na foto, com os objetos orientados como no set, são indicadas as áreas de iluminação produzidas pelos vários pontos de luz, para cuja disposição nos referimos ao esquema de iluminação propriamente dito. Quanto aos espelhos, há dois aglomerados de peças refletoras que criam as manchas de luz, enquanto dois espelhos maiores contra-iluminam o lado direito  e a espessura ao fundo da revista Venerdì; um outro espelho ilumina uniformemente a marca na embalagem.

3) O set visto de longe é aparentemente simples: os dois spot filtrados com ND e mascarados com papelão preto perto dos sujeitos; mais adiante vemos a gelatina azul que filtra a luz para os espelhos.

4) No set da foto da revista Venerdì: observe o mascaramento local para projeção no vidro, o espelho na frente que contra-ilumina e o pequeno fragmento que fornece uma iluminação localizada unicamente na parte de trás do semanário, colocado ao lado do cartão para clarear.

5) Precisa dedicar um close-up para os protagonistas desta técnica fotográfica, os espelhos: da esquerda para a direita, vemos o que ilumina a logomarca na embalagem e os dois ” aglomerados” para as manchas de luz.

6) O esquema de iluminação para a foto da revista Venerdì: observe o layout dos dois spot principais e do flood que ilumina os espelhos. Como não é possível traçar exatamente a posição dos espelhos individuais, indicamos o do “aglomerado“, cujo número corresponde à área numerada na foto. Além do esquema básico, há um modelador (iluminador com um raio de luz delimitado por lâminas que permite passar bruscamente da zona iluminada à zona escura) que ilumina muito levemente a revista Venerdì, clareando o efeito das manchas brilhantes.

7) Também no caso da imagem do ventilador, o esquema básico é inalterado, mas o set foi complicado pela adição de painéis de poliestireno iluminados por spot para dar luz às lâminas.

8) Complexa mas eficaz a imagem do set: no primeiro plano o vidro com manchas pretas de mascaramento, depois o flod com gelatina azul para os pequenos espelhos, visíveis prosseguindo a direita-alto; primeiro o espelho que ilumina a marca (observe o mascaramento em papelão preto para delimitar as manchas de luz), depois o aglomerado n° 2 de pedaços de espelho mantido no lugar pela “terceira mão” e, por fim, no primeiro plano no canto superior direito, o aglomerado n° 1. Os painéis de poliestireno iluminam as lâminas do ventilador por reflexão. Da outra angulação, os pedaços de espelho em aglomerado são mais visíveis